quinta-feira, 16 de junho de 2011
Depois da pesquisa...
Depois que você pesquisar e descobrir de qual movimento são as suas respectivas cartas (imagens). Você já está pronto para cumprir seus desafios!!!
quarta-feira, 15 de junho de 2011
Dadaísmo
O movimento Dadá (Dada) ou Dadaísmo foi um movimento artístico da chamada vanguarda artística moderna iniciado em Zurique, em 1915 durante a Primeira Guerra Mundial, no chamado Cabreta Voltaire.
Principais características:
Oposição a qualquer tipo de equilíbrio, combinação de pessimismo irônico e ingenuidade radical, ceticismo absoluto e improvisação. Enfatizou o ilógico e o absurdo. Entretanto, apesar da aparente falta de sentido, o movimento protestava contra a loucura da guerra. Assim, sua principal estratégia era mesmo denunciar e escandalizar.
Construtivismo
O construtivismo como um movimento artístico modernista ocorre no período entre 1913 e 1930, na Europa, principalmente na Rússia. Surge como uma decorrência do futurismo italiano e do cubismo francês. Adquire características próprias perseguindo o ideal de abstração: despoja-se de qualquer alusão à natureza. Rompe radicalmente com a arte do passado (da representação do real) e propõe uma nova linguagem plástico-pictórica: "O mundo da não-representação" (Malevitch). Marca o início da preocupação da arte em criar objetos numa nova direção: a virtual, no sentido que a ênfase está mais no espaço vaziu que na massa, na ausência que na presença. O objeto artístico se liberta de sua base, do pedestal, do paralelismo à parede, trabalha mais com o espaço como elemento da linguagem plástica. Na pintura chega ao branco sobre o branco, ressaltando a presença matérica da tela, o objeto "tela" como mais importante que representações feitas sobre sua superfície. Nesta acepção está denotada a valorização do objeto industrial frente ao artesanal e a consequente dessacralização do objeto artístico.
Alguns artistas representantes: Sérgio de Camargo, Kazimir Malevich, Vladimir Tatlin, Aleksandr Rodtchenko...
Alguns artistas representantes: Sérgio de Camargo, Kazimir Malevich, Vladimir Tatlin, Aleksandr Rodtchenko...
Contemporâneo
É um período artístico que surgiu na segunda metade do século XX e se prolonga até aos dias de hoje.
Alguns artistas representantes: Walmor Corrêa, Vik Muniz, Amilcar de Castro, Damien Hausmann, Lygia Clark...
Alguns artistas representantes: Walmor Corrêa, Vik Muniz, Amilcar de Castro, Damien Hausmann, Lygia Clark...
terça-feira, 14 de junho de 2011
Barroco
Barroco é o nome dado ao estilo artístico que floresceu entre o final do século XVI e meados do século XVIII, inicialmente na Itália.
Características da pintura barroca:
* Composição assimétrica, em diagonal - que se revela num estilo grandioso, monumental, retorcido, substituindo a unidade geométrica e o equilíbrio da arte renascentista.
* Acentuado contraste de claro-escuro (expressão dos sentimentos) - era um recurso que visava a intensificar a sensação de profundidade.
* Realista, abrangendo todas as camadas sociais.
* Acentuado contraste de claro-escuro (expressão dos sentimentos) - era um recurso que visava a intensificar a sensação de profundidade.
* Realista, abrangendo todas as camadas sociais.
* Escolha de cenas no seu momento de maior intensidade dramática.
Alguns artistas representantes: Caravaggio, Andrea Pozzo, Johannes Veermer, Rembrandt, Diego Velásquez...
segunda-feira, 13 de junho de 2011
Cubismo
Cubismo é um movimento artístico que surgiu no século XX, nas artes plásticas.
O Cubismo tratava as formas da natureza por meio de figuras geométricas, representando todas as partes de um objeto no mesmo plano. A representação do mundo passava a não ter nenhum compromisso com a aparência real das coisas.
Renascença
Nas artes o Renascimento se caracterizou, em linhas muito gerais, pela inspiração nos antigos gregos e romanos, e pela concepção de arte como uma imitação da natureza, tendo o homem nesse panorama um lugar privilegiado. Mas mais do que uma imitação, a natureza devia, a fim de ser bem representada, passar por uma tradução que a organizava sob uma óptica racional e matemática, num período marcado por uma matematização de todos os fenômenos naturais.
Expressionismo
O expressionismo foi um movimento cultural de vanguarda surgido na Alemanha nos primórdios do século XX, de indivíduos que estavam mais interessados na interiorização da criação artística do que na sua exteriorização, projetando na obra de arte uma reflexão individual e subjetiva. Ou seja, a obra de arte é reflexo direto do mundo interior do artista expressionista.
Impressionismo
Impressionismo foi um movimento artístico que surgiu na pintura européia do século XIX. O nome do movimento é derivado da obra Impressão, nascer do sol (1872), de Claude Monet,um dos maiores pintores que já usou o impressionismo.
A luz e o movimento utilizando pinceladas soltas tornam-se o principal elemento da pintura, sendo que geralmente as telas eram pintadas ao ar livre para que o pintor pudesse capturar melhor as variações de cores da natureza.
Pop Art
Pop art (ou Arte pop) é um movimento artístico surgido na década de 1930 no Reino Unido e nos Estados Unidos. Nas décadas de 40 e 50 ocorre o ápice do pop art. Lawrence Alloway foi o criador e um dos principais participantes.
Surrealismo
O surrealismo foi por excelência a corrente artística moderna da representação do irracional e do subconsciente.
sexta-feira, 10 de junho de 2011
Apresentação
Esse é um blog que serve de auxílio para o jogo Mercado de Arte. Você pode fazer aqui a sua pesquisa pra poder jogar melhor!
quarta-feira, 8 de junho de 2011
Idéia de Jogo (Plano de Ensino)
O que se espera que os alunos aprendam (conteúdos, conceitos, noções, princípios): Movimentos vanguardistas, momentos históricos da arte.
Para quê? (objetivos): Contato com os movimentos artísticos, exercício do raciocínio lógico, da interpretação e da comunicação interpessoal.
Recursos tecnológicos a serem utilizados: Blog ou pbworks.
Obras artísticas ou da cultura visual a serem utilizadas: Obras das mais conhecidas vanguardas, clássicas e contemporâneas.
Descrição da estrutura do objeto de aprendizagem (como ele será): O material tecnológico servirá como complemento do material físico (manuseado). Será um jogo de duplas, e o objetivo do jogo será cumprir objetivos como, por exemplo, juntar todas as cartas do período “surrealista”, ou juntas todas as obras do artista “Picasso” e etc., logo para descobrir quais cartas pertencem ao surrealismo e quais cartas pertencem a Picasso, o aluno terá que identificar essas cartas específicas de acordo com o seu respectivo conceito.
Ex: Como saber que a obra “Metamorfose de Narciso”, de Salvador Dali, pertence ao surrealismo? Os alunos então terão que ver características do período vanguardista e fazer relação com elementos das obras, nas cartas, só assim poderão juntar todas as cartas do período indicado no objetivo a ser cumprido.
Obs: Cartas (jogo): Material Físico
Conceito de cada elemento da carta: Virtual
Como será avaliada a eficácia do objeto de aprendizagem: Além do envolvimento durante o jogo, os alunos serão instigados a criar trabalhos de arte inspirados nas obras presentes no jogo e nos conceitos abordados virtualmente, explicando o discutindo a intenção das suas produções.
Arquivo com anexos - imagens das obras ou outras imagens, com legenda: Imagens Diversas, sem legenda.
Assinar:
Postagens (Atom)